sábado, 7 de novembro de 2015

O Verdadeiro Valor da Mulher na Sociedade Atual e Como ela é Vista.

Qual o verdadeiro valor e como vemos atualmente a imagem de uma mulher na sociedade em que vivemos? Fonte da Imagem: Divulgação/ alanortenoticias.com.br

 Um assunto que está estampado nessa sociedade um pouco que 'perdida' e que muitos acham que apesar disso estar tão presente que no final das contas, faz parte (e no final, faz mesmo) e elas devem aceitar e pronto, algumas não ligam, outras protestam da maneira que bem entender e outras realmente fazem de tudo para participar desse ciclo sendo um 'bloquinho' neste grande muro chamado 'sociedade' fazendo parte dela a mantendo erguida do jeito que é e ainda a apoiando e achando que está certo. Espere um pouco que vamos explicar, pois o assunto de hoje é sobre a figura feminina dentro da sociedade em que vivemos hoje e como ela é vista perante as outras mulheres e aos homens que querendo ou não, vivem nessa sociedade, pois não tem outra (não tem, mas da para mudar).
 Eu estava me questionando sobre isso há algumas semanas e decidi debater isso aqui no 'Portal' que não é apenas um local de entretenimento, mas um local para 'falar sério' e registrar de uma forma leve ou até mesmo um pouco 'humorada', ou não, sobre alguns assuntos que acontecem (momentâneos ou que fazem parte do nosso dia a dia), é uma postagem que da para se entreter? Sim, mas também uma para se refletir e tentar pensar no que realmente acontece e por que isso acontece e como mudar, certo? 
 Como eu estava dizendo, pensei em fazer a postagem, mas gosto de fazer debates colocando o ponto de vista de um amigo dentro da postagem circulando suas ideias e apontando o que acho ou não sobre o ponto de vista do fulano. Algo como: a postagem é tão seria, abrange algo tão 'gritante' que não basta eu me expor com minhas ideias, quero outra pessoa para falar também e me apoiar (ou não) e ver o que discordamos e o que concordamos diante do assunto e hoje eu trouxe uma 'fulana' e ela tem nome, se chama Shirley Costa, uma garota (sim, pelo nome da para perceber que é uma garota) que conheci no Twitter e que também é blogueira tendo seu espaço na web com o nome de 'Eu Não Sou uma Menina Comum' (meio que tudo haver com o tema de hoje) e a convidei para participar dessa postagem e felizmente ela topou e deu seu ponto de vista na pergunta de como a mulher é vista atualmente por meio das pessoas, do entretenimento, resumindo, como ela é retratada (agora sim) e antes que eu me esqueça, dê uma olhada no blog dessa garota clicando aqui e a conheça, lá você encontrará as redes sociais dela, compartilhar de suas muitas outras ideias sobre diversos outros assuntos e ser um leitor (ou leitora) do espaço dela, bacana não? 
 Como você vê a mulher no mundo atual? (com os olhos), a mulher é o ponto de beleza desde os primórdios e isso ninguém pode negar, meio que de duas décadas pra cá que elas começaram a 'se movimentar' e achar os homens bonitos e expor isso, mas antes isso era meio que reservado para elas, enquanto que, para os homens, eles sempre acharam e tiveram vistas para a figura feminina até elas mesmo mudarem isso e começarmos a enxergar com outros olhos. Calma que vou explicar e as coisas vão se encaixando na postagem, não me julgue antes do último ponto final, mas as mulheres 'evoluíram' muito nesse 'contexto' e sabendo que os homens as olhavam (diferente de antigamente que elas não nos olhavam como atualmente) elas decidiram se expor cada vez mais, algo como 'gosta de olhar, então olha e bang!' algo assim, e acredito que isso acontece hoje por causa dessa evolução muito rápida vinda delas onde os homens que olhavam, continuam olhando e a grande maioria, vendo com outros olhos e até mesmo generalizando.
 Cheguei num ponto ótimo, 'generalizando', pois não funciona muito bem por parte delas e nem por nossa parte, mas isso acaba confundindo a cabeça e o modo de pensar de muita gente e todos ficam enrolados em grandes nós não sabendo quem está sendo real ou não, está complicado? Calma que vou explicar. Um determinado homem que olha uma mulher 'x' (mulher de qualquer idade que já sabe das coisas, do que é certo ou errado, e homem também) que age e se veste de um jeito 'x', generaliza em sua cabeça que todas são assim, ou ao menos no fundo, com esse pensamento ele acaba tendo esses olhos para todas as mulheres que vê pela frente. Aqui que se aplica a 'generalização', pois ela só acontece dentro da cabeça, no modo de pensar e não se encaixa no mundo real, na grande sociedade. Mesmo que no bairro em que vive todas as mulheres são 'x', ele começa a pensar que todas gostam do estilo 'x', gostam de ser tratadas assim e tem essas ideias, mas como eu disse não é assim. Agora o contrário não se aplica, pois mesmo o homem vendo uma mulher 'y' e depois outra, ele quando ver uma 'x' vai relembrar das 'y' que viu e generaliza-las a transformando em 'x' mesmo vendo que elas não se encaixam em tal padrão, estilo de vida e costume. Antes de colocar o ponto de vista da Shirley, a convidada sobre esse assunto, eu vou revelar os 'x' e os 'y' aqui citados: vamos dizer que mulheres 'x' são aquelas que dão valor ao seu corpo, elas que fazem de tudo para realmente provocar o sexo oposto e ganhar 'pontos' acima daquelas inferiores (só lembrado, estou dando exemplos, nem toda mulher que cuida do corpo age da mesma forma das mulheres 'x' que estou figurando aqui, tudo bem?), as inferiores que são 'x' e fazem de tudo para subir de nível (essa foi meio de 'gamer'). Mulheres assim não se importam de receber cantadas, não importa com o amor verdadeiro vindo de um homem que gostou da pessoa e tem sentimentos verdadeiros por ela, algumas podem enganar o coitado ou até mesmo iludi-lo por um tempo. Elas se importam com outras coisas muito diferentes que as mulheres 'y' que figurei aqui, que são mulheres que pensam em construir uma família (uma que tem traços da antiga figura feminina, eu disse antiga, pois é o sonho de muitas mulheres desde os primórdios, mas se não encaixou bem ao seu ponto de vista, vou substituir 'antiga figura feminina' como 'tradicional figura feminina' para não gerar futuras controvérsias e falsos entendimentos na postagem), elas querem e lutam para evoluir profissionalmente e algumas até gostam de se divertir como as mulheres 'x', mas com um certo controle, talvez com um certo alguém, mas de outra maneira, mais conservadora a sua imagem agindo normalmente e não como o centro das atenções. 
 Perguntei para uma mulher como ela vê, qual o ponto de vista dela perante sua imagem (agora generalizando, a mulher) dentro dessa sociedade em que vivemos hoje:“Algumas mulheres descem até o chão, outras sobem até o céu. Cada uma demonstra o valor que tem.” 
 Passar em uma rua e ouvir uma cantada erótica não é motivo de orgulho, pelo menos, não para mim. Atualmente as mulheres estão tendo seu valor descrito por sua exposição sexual, sendo definidas por nomes de frutas (Melancia, Melão, Moranguinho...) que são enfatizados pela proporção corporal e demonstradas em músicas segundo sua estrutura física, atitude comportamental, e o pior, elas estão investindo tudo que pode em uma forma de chamar a atenção pela beleza aparente.
Poderíamos retratar diversas opiniões em relação às divergências existentes hoje no sentido do valor da mulher diante da sociedade, algumas acreditam que “rebolar até o chão” faz delas as mulheres mais valorizadas do mundo, por que são boas no que fazem e o publico adora; já há quem diga que o valor de uma mulher está em ser uma boa esposa, mãe, profissional, enfim, na construção de cada vida, cada individuo tem seus conceitos e cabe a ele decidir naquilo que vai acreditar. Se um homem sente orgulho de sua esposa ter a profissão de dançarina de funk, ele irá valorizá-la por isso e ela se sentirá valorizada.
O que importa são os princípios e conceitos verdadeiros dos indivíduos, pois isso regerá a sociedade e a capacitará para formar pessoas com bons valores éticos e morais. Infelizmente, muitos acreditam que isso pode ser definido por fama, por beleza, por ser considerado(a) a ultima sensação do momento, mas não é. Isso implica caráter, de fazer aquilo que é certo e não aquilo que temos vontade, pois nem tudo que queremos fazer é certo ou bom.
A partir deste principio, podemos levar em consideração nossas escolhas e lutar por elas. O seu valor não se limita somente naquilo que você faz, mas naquilo que você é e quando encontramos algo que só nos qualifica por aquilo que ver, seja um olho azul, uma perna definida ou uma barriga sarada, corre-se o risco de buscar perfeição por fora e esquecer o que está lá dentro, que é o que define quem você é.
A busca pelo corpo ideal tem sido cada vez mais exigida pela mídia e não pense que isso vai acabar, será cada vez mais intensa e enquanto isso a educação no país está cada vez pior, o índice de violência e drogas só aumentam. Mas, estamos muito ocupados com a beleza perfeita para dar mais atenção às crianças, e até o seu vizinho que precisava apenas de um “Bom dia”.
Enfim, trocaram as prioridades. Em vez de um livro, compra se estéticos, em vez de cativar uma vida, as faz acreditar que só serão felizes se conseguirem se encaixar nos padrões deste mundo.
Seu valor não se limita a sua aparência e muito menos só aquilo que você tem ou é capaz de fazer, existe muito mais dentro de você. Existem sentimentos, sonhos, vontades, princípios e valores que muitos não atendem ou não aceitam, mas é o que faz de você indispensável para a sociedade e para aqueles que te conhecem a te amam.  
 Você pode discordar disso? Posso citar aqui três tipos de mulheres que vivem em nossa sociedade (podem haver mais, não sou 'expert' no assunto de classifica-las ou algo do tipo, mas pensem junto comigo e vocês entenderão): existem mulheres que gostam de curtir a vida se desligando totalmente a coisas sérias, essas mulheres fazem parte e são os 'bloquinhos' que eu figurei no começo da postagem, pois elas se vestem do jeito que quer, fazem o que bem entender e está tudo bem, pois ela gosta daquele estilo de vida (mas qual o problema? O corpo é meu, a micro saia é minha, a vida é minha e eu faço dela o que bem entender!) e eu apoio! Claro, quem sou eu para ditar algo aqui? Mesmo se poderia eu não teria coragem de tirar esse 'livre arbítrio' de mulheres que agem e vivem dessa maneira, se faz bem para ela, por que parar? Por mim, realmente tanto faz, existem muitas mulheres bonitas (outras nem tanto) que agem assim, um homem olhar (esse tipo faz de tudo para chamar atenção) não tira pedaço, então o sexo masculino não se incomoda nem um pouco (estou falando por mim). Quem se incomoda é o segundo tipo de mulher que citarei agora: uma mulher que pensa em construir uma família, ou constrói uma família desde a adolescência (muitas do tipo 'curtir a vida' engravidam cedo por conhecer as coisas cedo, mas existem mulheres do tipo 'construir sua vida' que também engravidam cedo, ou por falta de experiência, acidente ou por livre e espontânea vontade dela e do parceiro) e pensam em entrar numa empresa e crescer lá dentro, ou param e visam curtir a vida cuidando dos filhos e do parceiro (falo parceiro, pois muitas casam, outras não, isso é outro ponto). Agora, talvez você esteja me perguntando (então essas mulheres pensam assim e morrem em casa cuidando de marido e filho?), diferente do primeiro tipo citado que fica alguns meses com a criança e depois larga com o parceiro (se descobrir quem é o parceiro) ou com os coitados dos pais que 'pagam o pato' no final das contas até ela ter outro, e depois talvez outro, outro.. Mas não, essas mulheres do tipo 'construir sua vida' se divertem com amigas indo para a casa delas, respeitando-as, respeitando o sexo oposto e primeiramente o parceiro que escolheu. Se não tiver, ela pode respeitar e conhecer homens que por sua parte, ela vai visualizar suas qualidades (planos de vida, o que almeja) e não (se gosta de balada, qual o tamanho do seu bíceps, se ele sabe dançar) como o primeiro tipo citado e depois se entregar a ele, pode dar certo por um tempo ou pelo resto da vida, mas se não der ela vai terminar o que começou com ele e depois de um tempo, agindo com respeito ao próximo ela vai procurar e visualizar outro. Não é que só a mulher 'x' se diverte e curti a vida, a mulher 'y' também, mas de uma maneira diferenciada onde ambas podem tirar proveitos que se forem pesados, são iguais, mas diferentes no modo de agir e pensar. 
 Existe um terceiro tipo que eu não citei (como eu disse, podem ter mais, não sei, mas decolem no meu raciocínio) que são aquelas mulheres que no início 'curtia a vida', mas depois de ver certas coisas se acharam usadas por meio de como os homens se comportavam no seu meio e a forma de agir, ela gostava até certo ponto, mas depois que não gostou ela desistiu e parou por ai. Tem algumas desse tipo que não chegam a se tornar uma mulher 'y', mas que tem um certo limite ao 'curtir a vida' como a mulher 'x' e outras que se arrependem. Eu disse acima que mulheres 'y' se sentem incomodadas com as mulheres 'x' pelo ponto de vista masculino, pois elas pouco se importam se um grupo de garotas passam quase nuas, juntas na rua indo para algum lugar (não necessariamente um baile funk, mas mulheres assim tem costume de frequentar casas de parentes, lugares públicos como parques, mercados, shoppings, assim e pronto) e mulheres 'y' realmente não gostam nada de serem 'generalizadas'. Como eu disse, se um homem passar e 'mexer' com esse grupo de garotas com trajes pequenos (imagina, você já viu sim) elas não vão ligar ou se caírem no gosto delas elas vão atrás, ou até mesmo elas vão mexer com ele, depois que elas passam e o homem mexeu e figuramos aqui que elas passaram batido, mais a frente tem uma mulher 'y' com uma camiseta e calça jeans ou short comum e se ele achar bonita vai mexer do mesmo jeito que fez com o grupinho que passou e ela não vai gostar nem um pouco se ele for um homem que costuma andar e gostar e ter o estilo de mulheres 'x' (estão entendendo? Se não, realmente é só reler que está estampado). A mulher 'y' pode até gostar da aparência do homem, mas não se sentirá a vontade com aquela 'cantada', diferente se fosse um simples 'olá' ou pelo menos uma troca de olhares.
 Agora antes de você perguntar eu te respondo: não é todas as mulheres que frequentam o baile funk que entram na 'classificação mulher 'x'' e não são todas as mulheres que vão á igreja que são 'mulheres 'y'', não importa o lugar que esteja, mais o jeito que estiver agindo no determinado local ou depois daquele local, por exemplo, uma mulher 'y' pode gostar de ir ao baile funk, ela pode gostar de algum artista que não trate a mulher como um objeto em suas letras ou de algum instrumental (que pra quem não sabe, no funk é batida, não me diga!) e 'curtir' o local com amigos ou desacompanhada tentando fazer uma amizade com pessoas que ela se enturme, talvez uma turma que esteja lá a primeira vez, por exemplo, ou ela esteja e só queria visitar o local. É a mesma coisa que acontece no oposto, uma mulher 'x' está na igreja com muitas outras e depois de lá vai em algum local se exibir ou fazer algo que possa trair a confiança do seu parceiro ou até mesmo desmoralizar a figura feminina, tem muitas (eu conheço, não vou dar nomes aos bois) que vão forçadas pelos pais ou vão acompanhadas com eles até uma certa idade e depois desiste e vira uma 'curtir a vida' e pronto, não a nada o que se fazer se ela escolheu esse estilo de vida. 
 Infelizmente tem mulheres que se envolvem com homens errados, não é cabível aqui, mas serei breve, homens que generalizam e são 'espertos' vendo uma garota de respeito tenta bancar o 'bom samaritano' pra cima dela e por um deslize ela acaba caindo na lábia dele, duas uma, ou ela pode se apaixonar por ele e ele por ela ao ponto de parar com a vida que levava ou a tratar bem até um certo ponto e depois que se enjoar da mulher ele simplesmente larga e volta para as mulheres 'x' ou encontra uma outra mulher 'y' para iludir também e assim a vida segue, a catraca gira, como muitos falam, eu que não quero pegar esse ônibus, já estou puxando a cordinha pra descer (ou apertando o botão para a próxima parada, vocês entenderam). 
 Se fazer a mesma pergunta que eu fiz para a Shirley, convidada desta postagem, eu respondo: mulher deve ser respeitada, seja ela 'x', 'y', 'h', 'c', 'l', quaisquer outros termos que existirem. Existe sim essa generalização entre os homens que tratam todas como 'x', pois isso está estampado na sociedade em que vivemos hoje, nas novelas, nos filmes, nas redes sociais, em nossas ruas, nas escolas, em tudo, da uma olhada na sua janela! Claro que muitos homens generalizam, mas não estou generalizando falando que todos homens agem e pensam dessa forma, pois eu realmente não penso e acredito que diante dessa grande massa de homens, muitos ainda pensam como eu e sabem distinguir entre o 'x' e o 'y'. A mulher hoje é intitulada como objeto, não estou indo contra 'Cinquenta Tons de Cinza', por exemplo, onde uma boa mulher se entrega para o masoquismo, aquilo é uma obra de ficção e não pode ser rotulado para tudo e outro ponto, existem mulheres 'y' que se transformam em mulheres 'x' na hora certa com o parceiro em um lugar adequado, não estou impondo regras e nem distanciando seus gostos e maneiras de agir, se ela se sentir á vontade e ele gostar, qual o problema? 
 O corpo da mulher está em alta há muitos anos por conta das músicas que apontam isso, elas pensam que a música está a valorizando, mas muito pelo contrário, está a transformando num objeto como todas as outras que abraçam esse modo de pensar e ainda mais, que agem conforme o que está sendo dito, no português claro que se encaixa bem aqui, na verdade citando o velho ditado: 'dançando conforme a música', se ela está fazendo isso, se requebrando toda e fazendo tudo o que a música pedir, está apoiando aquilo e se transformando em um material. Também não estou generalizando, tem algumas que ouvem e gostam do artista ou da letra, mas ouve para ela e não faz o que a música pede, ela talvez achou divertida a letra, a batida ou gosta do cantor, mas guarda para ela o que pensa realmente sobre a letra e não se rotula como as demais. 
 Infelizmente é assim que a mulher hoje em dia é vista, infelizmente, nem todas são, mas a grande maioria por causa da grande maioria que gostam e apoiam essa 'exploração'. Se a primeira música fosse feita e as mulheres parassem 'espera um pouco, não é isso que queremos, não apoiamos isso.' Mais uma dúzia era feita, eles cairiam na real e não faziam mais, pois a cada 'composição' nova é mais obsceno que outra, algumas mais que um próprio vídeo pornô que se toca em carros que passam perto de escolas, casas de famílias e muitas pessoas que ouvem se sentem até constrangidos com aquela situação, mas é a existente e estamos vivendo nela hoje. 
 Acredito que fui mais claro que muitas lâmpadas de LED acessas na frente de uma grande folha de papel sobre o que eu quis dizer, quero muito parabenizar e agradecer a Shirley Costa por me ajudar a dar seu ponto de vista nesta postagem e se render e se ela gostou de participar, a chamarei com certeza para discutir outro assunto, também tentarei conversar com outras pessoas para misturarmos um pouco pra mim não colocar todo peso nas costas da Shirley, basta eu que sou meio corcunda (ainda culpo o SNES por causa disso). Quer participar também? Deixe um comentário e agregue seu ponto de vista que é muito valioso aos olhos do 'Portal do Ultra', discordou? Concordou e tem algo a falar para agregar á postagem? Vá em frente e use o campo de comentários com moderação e respeito, combinado?          

Um comentário:

  1. Luiz Lucas, parabéns pela postagem!
    Fiquei muito grata em poder dar a minha participação e opinião.
    Claro que na formação dos conceitos básicos da vida, cada individuo tem sua formação pessoal, mas existem regras básicas que não mudam, como o respeito que você citou, por exemplo. Se houvesse pelo menos isso para com todas, não haveria violência contra a mulher, agressão através de estupro e outra serie de problemas contidos nesta sociedade. Enfim, que possamos discuti, nos informar e até divergir nas opiniões, mas que nunca venhamos desistir de lutar por aquilo que basicamente acreditamos ser certo e verdadeiro.
    Deus te abençoe, fica na paz!

    ResponderExcluir